Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

04/04/2019
 
 Cabo Maciel ressalta ampliação do programa Escola Segura e Cidadã da PM
Cabo Maciel ressalta ampliação do programa Escola Segura e Cidadã da PM
Amazonas - O deputado estadual Cabo Maciel (PR-AM) ressaltou, na última terça-feira,2, a proposta da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) de fortalecer e ampliar o programa Escola Segura e Cidadã, desenvolvido pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em sete escolas estaduais da zona norte de Manaus.

De acordo com o parlamentar republicano, que é presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, a iniciativa do secretário de educação, Luiz Castro é de grande importância para garantir a qualidade no ensino público para outros alunos.

“Trata-se de um projeto da PM que vem apresentado resultados positivos na gestão escolar e tem todo o apoio da Comissão de Segurança Pública”, ressaltou. Atualmente, o projeto atende 9.099 alunos e é coordenado pelo Comando de Policiamento de Área Norte (CPA-Norte).
Segundo o portal de notícias da Assembleia, na última segunda-feira, 1º, em visita a Escola Estadual Belarmino Marreiro, no bairro Novo Aleixo, Zona Leste, o secretário da Seduc-AM informou que vai ampliar o projeto e que, agora, o objetivo é avaliar onde há necessidade e espaço para implantação assim como a possibilidade de efetivo policial.

“A ideia de avançar e fortalecer a parceria vem do fato de termos um retorno das nossas equipes que estão nas escolas. Gestores, professores, pais e alunos estão satisfeitos com os resultados apresentados e querem a continuidade”, ressaltou.

Metodologia

Luiz Castro destacou também que a metodologia é apenas um dos modelos para melhorar a qualidade do ensino que sua gestão pretende fortalecer. “Temos bons modelos que englobam disciplina como a escola bilíngue japonesa, que é muito influenciada pelos costumes japoneses, também temos um bom retorno das nossas escolas de tempo integral. Além disso, precisamos envolver família, comunidade e estratégias pedagógicas. A rede estadual é muito ampla e cada escola apresenta uma realidade”, afirmou o secretário.

Segundo o major Alisson Henriques, coordenador de projetos do núcleo da Diretoria de Ensino da PMAM, o impacto do projeto reflete não só em sala de aula. “Tivemos muitos relatos de crianças já cooptadas pelo tráfico e que mudaram a visão de futuro. O ambiente escolar muda porque o respeito aos professores passa a imperar, além da melhoria da qualidade de ensino como consequência disso”, afirmou Almeida.

Na Escola Estadual Belarmino Marreiro, onde o projeto foi implantado há 7 meses, os números de 2019 serão comparados com os de 2018 ao final do ano para avaliação do primeiro ano.

Programa Intersetorial

O secretário de educação também destacou o Programa Intersetorial que está em fase de estudo para implantação como um modelo que irá ajudar a melhorar a qualidade de ensino. O programa será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) como uma política de estado.

Disciplina

A metodologia adotada no “Escola Segura e Cidadã” é a gestão cívica em que os estudantes são estimulados a obter melhores notas, a ter disciplina, assiduidade, engajamento na escola, ordem, hierarquia, responsabilidade e organização nos estudos. Os melhores alunos recebem lenços de cores diferentes.

Os resultados tem sido de rotinas que melhoram a disciplina, o desenvolvimento emocional e a aprendizagem, além de afastar os estudantes da evasão escolar, de acordo com a gestora da escola, Sara Arruda. “Nós não só conseguimos reduzir a violência na escola, nós temos conseguido notar a melhoria deles em casa e isso é tem sido fundamental”, destaca a professora.

Pais satisfeitos

A psicóloga Vanessa Fernandes é mãe de uma aluna e decidiu participar do projeto como voluntária. Atualmente, ela ajuda na assistência psicológica aos alunos alinhando as ações com a coordenação. “Para nós, a diferença é no dia a dia. É o que mais temos sentido: os alunos mais focados, as aulas saindo do papel e os professores confiantes”, lembrou.

Saiba mais

A metodologia já foi implantada nas escolas estaduais Osmar Pedrosa, Ana Lucia de Morais Costa e Silva, Juracy Batista Gomes, Maria do Céu Vaz D’oliveira e Professora Hilda Tribuzzy.

Fonte: http://www.ale.am.gov.br/2019/04/02/cabo-maciel-ressalta-ampliacao-do-programa-escola-segura-e-cidada-da-pm/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/