Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

19/03/2019
 
 Deputado federal Edio Lopes (PR-RR)
Deputado federal Edio Lopes (PR-RR)
Brasília - O deputado federal e presidente regional do Partido da República em Roraima, Edio Lopes (PR-RR), em entrevista, no último final de semana, ao economista Getúlio Cruz, no programa Agenda da Semana da Rádio Folha FM 100.3, ressaltou que a construção da Usina Hidrelétrica de Bem-Querer pode se tornar realidade ainda este ano.

“Pedi informações por meio da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e, diante das informações recebidas, passei a ser um entusiasta do projeto Bem-Querer. A hidrelétrica terá uma capacidade geradora de 622 megawatts de energia, mais do que o dobro de Balbina, por exemplo, com área alagada bastante reduzida”, afirmou.

De acordo com a publicação, o parlamentar explicou que segundo o projeto, o lago que se formará com a represa da hidrelétrica irá inundar 65 quilômetros quadrados em Caracaraí, 33 em Mucajaí, 24 em Boa Vista, 74 em Iracema e 134 quilômetros quadrados do Cantá.

“Portanto, é um alagamento bem menor do que em Balbina, que é cinco vezes a área que vamos alagar, sendo que vamos gerar o dobro de energia. Todos esses estudos estão finalizados e em ponto de se fazer a licitação para a obra”, garantiu. Para o republicano, o governo federal vem tendo um olhar diferenciado com Roraima.

“Sinto que há uma vontade política do atual governo, de fazer o devido enfrentamento de questões que se arrastam em nosso Estado. O presidente da República determinou que Bem-Querer entrasse na pauta de licitações ainda em 2019, dentro da possibilidade de se fazer uma PPP [parceria público-privada] ou de se licitar via Aneel o aproveitamento dela. Estou muito otimista”, enfatizou.
O parlamentar afirmou ainda que tem uma grande preocupação com trânsito de peixes de piracema e foi informado que haverá um corredor para eles pularem e terem acesso no período de reprodução, além da previsão de uma eclusa que permitirá a navegabilidade do Rio Branco durante todo o ano.

“Hoje em dia, quem quiser ir a Santa Maria do Boiaçu em março, só consegue de voadeira com piloto muito experiente. Com a criação do lago, nós teríamos a perenização da navegabilidade de embarcações médias em todo o curso do Rio Branco.”

LINHÃO DE TUCURUÍ

Ainda sobre o governo federal, o deputado por Roraima afirmou que o ímpeto inicial de que o Linhão de Tucuruí iria sair de forma rápida já foi reduzido e o governo Bolsonaro está consciente de que há empecilhos jurídicos a serem ultrapassados e vencidos.

“Eu disse para Bolsonaro na reunião com a bancada, assim como falei pra Dilma, e por duas vezes pro Michel Temer, que, enquanto o governo não regularizar e normatizar o que é a consulta pública que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) nos impõe com um marco disciplinador, nada vai acontecer. Bolsonaro disse que apesar de decretar a obra como prioridade nacional, ele não era dono do Brasil, era apenas o presidente. Isso significa que ele já colocou os pés no chão. Acredito que não tenha chance de as obras do linhão se iniciarem em junho e acho que os Waimiri chegarão a um entendimento com o governo, pois não se pode fazer o linhão na marra porque teríamos um imbróglio com repercussão internacional”, avaliou o congressista.

Fonte: https://folhabv.com.br/noticia/Governo-Federal-quer-construir-Bem-Querer-ainda-este-ano/51135


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/