Presidente do PR PR nos estados Manchetes Download Hino Nacional do Brasil
História do PR Fale com o PR Notícias Republicanas Manual de Aplicação da Marca PR
Prefeituras do PR Ficha de Filiação ao PR Fotos dos Deputados do PR Assessoria Jurídica
Vereadores do PR Fórum Republicano Fotos dos Senadores do PR Vinheta do PR
Estatuto do Partido da República Manifesto do Partido da República Código de Ética do Partido da República Programa do Partido da República
 

Notícias do Correio 22 - Partido da República

19/03/2019
 
 Prefeito de Suzano garante apoio em atendimento na Escola Estadual Raul Brasil
Prefeito de Suzano garante apoio em atendimento na Escola Estadual Raul Brasil
São Paulo - A prefeitura de Suzano, sob gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR-SP) está auxiliando nesta semana, no atendimento aos alunos e profissionais da Escola Estadual Professor Raul Brasil, bem como aos familiares e amigos das vítimas do crime que ocorreu na última quarta-feira, 13, quando dois adolescentes armados e encapuzados invadiram a escola e efetuaram disparos contra estudantes e profissionais da instituição de ensino, deixando dez mortos e mais de 20 feridos.

O anúncio foi feito pelo gestor republicano, durante reunião do Plano de Apoio e Acolhimento, organizada pela Secretaria de Estado da Educação, na tarde da última sexta-feira, 15, na própria unidade de ensino, localizada no Jardim Imperador.

Segundo a gestão, com início às 14 horas, o encontro para definir as estratégias teve à frente o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, que afirmou a
importância da união entre os governos municipal, estadual e federal para oferecer cuidados imediatos à Escola Estadual Professor Raul Brasil e também para criar mecanismos que serão adotados nas escolas.

“Neste primeiro momento, vamos (governo do Estado) disponibilizar 20 profissionais da Educação durante a próxima semana para garantir o funcionamento da escola Raul Brasil. Nosso objetivo é abrir a unidade de ensino para receber alunos, familiares, educadores e todos aqueles que desejarem se consultar com psicólogos e outros especialistas da Saúde. Além disso, queremos que o local seja um ponto de apoio a toda a comunidade, pois vamos oferecer atividades que possam ajudar as pessoas a viverem o luto”, informou Silva.

Durante o encontro, ficou definido ainda que na segunda-feira, 18, a escola foi aberta às 10 horas para acolhimento dos funcionários que desejarem receber atendimento psicológico. Já nesta terça-feira, 19, o serviço será voltado aos alunos, com atividades de reflexão e rodas de conversa. Para o dia seguinte, 20, haverá abertura para a comunidade e familiares.

“Não teremos atividades obrigatórias aos professores e aos alunos. Vamos respeitar o tempo de cada um e o da escola. Reforço que precisamos nos preocupar com as pessoas, seja com a segurança preventiva ou com a segurança mental. Nós teremos atendimento durante toda a semana, individual ou coletivo. Estaremos aqui para ajudar”, declarou o secretário de Educação do Estado. Segundo Ashiuchi, a abertura da escola é importante para que todos possam viver o luto e, principalmente, para dar todo o suporte psicossocial aos alunos, profissionais, familiares e amigos.

“A Educação é a base das pessoas e o pilar das famílias. A união da prefeitura com os governos estadual e federal tem um único objetivo: confortar e oferecer apoio à comunidade. Esta reunião foi o começo das tratativas para definirmos as medidas de acolhimento e de acompanhamento de todos os alunos”, finalizou o chefe do Executivo.

Saiba mais

Na reunião também foram ouvidos profissionais, professores e um estudante da escola, que estavam na unidade quando houve o atentado. O encontro contou com a participação da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; da primeira-dama do Estado de São Paulo, Bia Dória; do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti; dos secretários municipais Leandro Bassini (Educação), Luis Cláudio Rocha Guillaumon (Saúde) e Murilo Inocêncio (Assistência e Desenvolvimento Social); e da deputada federal Kátia Sastre.

Também participaram do encontro colaboradores, estudantes e familiares das vítimas, bem como representantes de diversos órgãos, como o Ministério dos Direitos Humanos, Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Acolhimento Estratégico

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Alumiar vai realizar um atendimento estratégico nos próximos dias. O objetivo da unidade é acolher alunos da Escola Estadual Professor Raul Brasil, familiares e amigos das vítimas, além de estudantes da cidade e outras pessoas que possam ter sido afetadas psicologicamente com o ataque ocorrido na última quarta-feira, 13.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma equipe multiprofissional estará atuando no local, entre psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psiquiatras, entre outros. No último sábado e no domingo, o local foi aberto das 8 às 13 horas para receber as pessoas. O trabalho também será realizado entre 18 e 22 de março (de segunda a sexta-feira), das 8 às 17 horas.

“Nosso objetivo é acolher individualmente cada pessoa que possa ter sido traumatizada com a ocorrência que teve dez vítimas fatais e mais de 20 feridos. O crime afeta a todos os brasileiros, principalmente os suzanenses. Desta forma, atenderemos de forma estratégica e oferecemos o direcionamento médico”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon.

O chefe da pasta explicou ainda que, normalmente, o Caps realiza atendimento aos adultos com transtorno mental severo e persistente. Porém, com o ocorrido, haverá um “plantão exclusivo” aos munícipes. “Atualmente, só o Caps Alumiar atende mais de 200 pessoas, porém, nos solidarizamos com as famílias das vítimas e com os alunos. Estaremos à disposição para ajudar a todos”, finalizou.

O Caps está localizado no número 187 da rua Otávio Miguel da Silva, no Jardim Imperador.

Fonte: http://www.suzano.sp.gov.br/web/prefeito-de-suzano-garante-apoio-em-atendimento-na-escola-estadual-raul-brasil/


© - 2007 www.partidodarepublica.org.br - Todos os direitos reservados

SEDE NACIONAL DO PARTIDO DA REPÚBLICA

ENDEREÇO:

SHS quadra 6 Bloco A sala 903 - Brasil XXI . CEP: 70.316-102 - Asa Sul . Brasília-DF




Tel.: - (61) 32029922



Mais uma realização do Instituto Alvaro Valle Tel.: - (61) 32029922


LEAD         TVNEWSWEB

Site Desenvolvido pela LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing

SHIN CA 09 LT 16 SALA 115 - ED. GREEN HILLS - LAGO NORTE CEP: 71503-509

http://www.leadbrasilia.com.br/

http://www.tvnewsweb.com.br/