PL-TV: Marcelo Ramos lança
Frente Parlamentar em Defesa da Sustentabilidade dos Regimes Próprios de Previdência Social
Brasília - O 1º vice-líder do PL na Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM) lançou, na manhã da última quarta-feira, 30, a Frente Parlamentar em Defesa da Sustentabilidade dos Regimes de Previdência Social (RPPS). Em entrevista exclusiva à TV-PL, o deputado liberal contou que o objetivo do grupo é criar instrumentos efetivos para garantir a sustentabilidade econômico-financeira dos regimes de previdência, desenvolver microrregiões e acabar com monopólio do atual sistema do mercado de capitais.
“Um dos caminhos para dar equilíbrio para o regime próprio de previdência, é adequar os custos dos regimes à sua arrecadação. Mas, o outro caminho, é abrir os mercados de capitais - que hoje é concentrado nos cinco grandes bancos brasileiros, para que os regimes próprios de previdência possam ter mais rentabilidade. Inclusive, utilizando recursos de regime próprios para obras de infraestruturas no próprio município do regime”, explicou Ramos.
O deputado amazonense adiantou ainda como pretende debater o tema no Parlamento brasileiro, sobretudo no que se refere a abertura do mercado de capitais. O presidente da Frente ressaltou que vai priorizar audiências com Ministério da Economia e Banco Central, para que o país possa ampliar as possibilidades de investimentos, bem como garantir maior rentabilidade dos fundos dos Regimes de Previdência Social.
“Nós precisamos mobilizar principalmente os dirigentes do regime próprio de previdência e um diálogo mais permanente com o Ministério da Economia e com o Banco Central. O Banco Central hoje tem uma regra muito restritiva, ao que desrespeita a determinados setores do mercado de capitais. Nós precisamos quebrar isso. Isso é anti liberal, anti econômico. Um governo que se diz liberal não pode estabelecer uma regra que concentra determinadas atividades do mercado de capitais nos 5 grandes bancos do Brasil. Nós queremos abrir isso para garantir mais rentabilidade dos fundos e para garantir mais possibilidade de investimentos”, enfatizou Marcelo Ramos.
A Frente Parlamentar em Defesa da Sustentabilidade dos Regimes de Previdência Social já conta com 213 parlamentares.
|


|