Esta Matéria não tem vídeo
Deputado estadual João Henrique (PL-MS)
Deputado estadual João Henrique (PL-MS)
Esta Matéria não tem 
vídeo

 

João Henrique destaca PL

que trata da construção da
identidade do MS


Mato Grosso do Sul - A pouco mais de um mês das comemorações dos 42 anos da criação de Mato Grosso do Sul, o deputado estadual João Henrique (PL-MS) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para falar do projeto de lei (nº 215/19), de sua autoria, que trata da construção da identidade do Estado.

A proposta modifica o anexo da Lei nº 3.945 de 4 agosto de 2010, que institui o calendário oficial de eventos no Estado, especificamente o quadro “Divisão do Estado de Mato Grosso”, passando a ser “Criação do Estado de Mato Grosso do Sul”. Esta alteração, segundo o deputado, só vem reforçar a lei nº10, que já havia sido sancionada em 29 de outubro de 1979 pelo ex-governador Marcelo Miranda Soares, que declarou feriado estadual o dia 11 de outubro, “data consagrada à criação do Estado de Mato Grosso do Sul”, como citado no texto.

Em discurso que elencou os inúmeros motivos para a valorização de Mato Grosso do Sul, o parlamentar ressaltou que é necessário criar elementos comuns, que valorizam o regional e o sentido de unidade, tais como os mitos, as memórias, os personagens, os símbolos, as artes, o teatro, os usos e costumes, a língua, a etnia, o território, as festas e as tradições comuns, bem como a nomenclatura correta da data mais importante para o nosso Estado, a data da sua criação e não divisão, como erroneamente é disseminada.

“Este movimento cultural é mais que necessário, porque está incrustado na cabeça das pessoas dizer que o feriado de 11 de outubro é o da divisão do Estado. De qual Estado? De Mato Grosso. Nós não temos um feriado próprio, no dizer das pessoas, porque a lei fez a criação do MS. Só que os eventos, o povo, a cultura, sempre divulgaram a divisão, mas quem foi dividido foi Mato Grosso. Na verdade, foi a criação de nosso Estado, bonito, importante, com riquezas culturais gigantescas”.

Segundo o deputado, este movimento visa corrigir este termo, para que a população comece a se auto afirmar e valorizar os produtos regionais, as belezas naturais, para fazer com que as pessoas lá fora também tenham esta identidade com MS.

“Ouvimos muitos dizerem que não temos identidade. Nossos próprios telejornais, por exemplo, renegam uma de nossas características mais fortes: o nosso ‘erre’ caipira ou o ‘erre’ retroflexo, tratado por fonoaudiólogos como um problema. Sinto vergonha ao assistir nossos programas regionais, com jornalistas da terra falando ‘carioquês’. Quando estou no Rio quero subir no Cristo Redentor, mas no MS eu quero é ver o meu Estado. Não me sinto representado. Quero ver o BUGRE na TV, quero ouvir o nosso porrrrta, porttão e porrrteira, o nosso erre arrastado, o nosso erre caipira!”

Fundamentando a necessidade de resgatar e preservar os mais diferentes valores históricos e culturais de MS, o deputado disse que é preciso mostrar aos turistas e aos próprios sul-mato-grossenses quanta coisa linda e imperdível o nosso Estado oferece. “Precisamos contar para os nossos jovens a nossa história. Sobre como o episódio da Retirada da Laguna, que aconteceu aqui nas nossas terras, foi fundamental e decisivo na Guerra do Paraguai, sobre os nossos índios guaicurus, sobre José Antônio Pereira, sobre nossos governantes, e muito mais!”

Por meio deste projeto de lei, o deputado João Henrique enviará requerimento à Infraero, à Secretaria Estadual de Turismo, à Prefeitura, para que seja criado um espaço nos principais aeroportos do Estado, unificando e divulgando todos os produtos regionais, como o queijo Nicola do Pantanal, a linguiça de Maracaju, nosso tereré, entre tantos outros, além de informações turísticas e culturais. “Se aprovado este projeto, não haverá mais ‘divisão do estado de Mato Grosso’, será o feriado da criação do estado de Mato Grosso do Sul”.



Fonte: Assessoria de imprensa do deputado




Provérbios LIBERAR O CMOMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO

 
   
 
 
 
 
<
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados
Tel.: - (61) 32029922
SHS Quadra 06 Bloco "A" Conjunto "A" Sala 903
Centro Empresarial Brasil 21 Asa Sul - CEP: 70316-102 Brasília - DF
 
       
© - 2019 www.partidoliberal.org.br - Todos os direitos reservados

Site e Conteúdos Desenvolvidos, Produzidos e sob Responsabilidade da LEAD - Produções Artísticas Comunicação & Marketing
Tel.: (61) 3202-9922
SHIN CA 09 Lt. 16 Sala 115 -  Edf. Greeen Hills
Lago Norte - CEP: 71503-509
TV-PR: Tiririca está entre os 10 melhores deputados segundo pesquisa
TV-PL: Líder Liberal rechaça tese do "toma lá dá ca" em entrevista 
Manual de Prestação de Contas da Campanha eleitoral de 2018
Nova Presidente do PL Mulher
Presidente do Partido Liberal, Tadeu Candelária (PL-SP)
Veja aqui todos os nossos vídeos e nossas reportagens

Secretaria de Comunicação do Partido Liberal
Deputados Federais do Partido Liberal da 56ª Legislatura
Senadores do Partido Liberal Veja todas Notícias no Facebook Veja nossos Vídeos no Youtube
  <area shape= Veja nossos Vídeos no Youtube Veja nossos Vídeos no Youtube veja as notícias no Twitter
veja as notícias no Instagram